• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Viana faz candidatura para incentivar utilização dos transportes públicos

14/03/2019 20:42

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, aderir ao Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), que prevê um investimento de 220 mil euros para incentivar a utilização de transportes públicos.

No final da reunião, questionado pelos jornalistas, o vereador com o pelouro da Mobilidade, Luís Nobre explicou que aquele montante resulta de uma candidatura formalizada no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho ao PART 2019.

Luís Nobre adiantou tratar-se de um programa nacional, financiado pelo Fundo Ambiental, que pretende criar mecanismos de incentivo à utilização dos transportes coletivos menos poluentes em detrimento da viatura particular.

É um desígnio nacional ao qual iremos dar o nosso contributo, sublinhou.

Segundo o vereador, entre as medidas que irão ser implementadas este ano ao abrigo deste programa estão o alargamento da gratuitidade de transportes públicos aos alunos do ensino secundário e a redução em 50% do custo do bilhete ou passe aos utentes que utilizam os miniautocarros que circulam no centro da cidade, igual medida para quem se desloca para as zonas industriais do Neiva, Praia Norte e Meadela.

De acordo com a página do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)na internet, o PART tem por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social.

Este programa visa atrair passageiros para o transporte público, apoiando as autoridades de transporte com uma verba anual, que lhes permita operar um criterioso ajustamento tarifário e da oferta.

Todas as comunidades intermunicipais e areas metropolitanas podem candidatar-se a este apoio até sexta-feira.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting