• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Governo promove ensino profissional, Fenprof diz que é publicidade enganosa

05/02/2019 00:02

O Governo está a percorrer as escolas básicas do país para promover o ensino profissional como opção no secundário, mas a Fenprof acusa o executivo de “publicidade enganosa” e de encaminhar alunos para uma via mal financiada.

Em comunicado divulgado no domingo, o Ministério da Educação divulgou que arrancou o Roteiro do Ensino Profissional, uma iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional que até 14 de março vai percorrer 40 escolas básicas de todo o país para promover o ensino profissional secundário junto dos alunos do 9.º ano.

Um dos objetivos declarados do executivo na área da educação é ter pelo menos metade dos alunos do ensino secundário matriculados na vertente profissional.

Em comunicado a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) questiona se a iniciativa do Governo não será “apenas propaganda enganosa e palco para passear vaidades”.


A federação refere ainda que “há alunos que não recebem, há um ano, como têm direito, o subsídio para transporte e material, problema que algumas escolas têm tentado resolver, adiantando verbas de outras rubricas, o que tem provocado sérias dificuldades ao seu normal funcionamento” e que há casos, onde as escolas não têm essa disponibilidade de tesouraria em que “há alunos a desistir dos cursos por manifesta incapacidade financeira das respectivas famílias”.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting