• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Rui Rio não se compromete com a regionalizaçãp

05/02/2019 00:02

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou que só será a favor da regionalização se esta trouxer uma redução da despesa pública, e defendeu que a sua concretização terá de passar por um novo referendo.

Em entrevista ao `podcast` Perguntar Não Ofende, do comentador Daniel Oliveira, Rui Rio recordou que votou contra o modelo de regionalização proposto na consulta popular de 1998 e assegurou que voltaria a votar ‘não’ se o modelo fosse idêntico.


Por outro lado, o líder social-democrata defendeu que, se se decidir avançar com a regionalização, “tem de ser por referendo”, uma vez que a matéria já foi rejeitada pelos portugueses por essa via.

Sobre o acordo assinado com o PS sobre descentralização, Rio recordou que teve dois pilares: o primeiro, que está em concretização pelo Governo, é a transferência de competências da administração local para as autarquias; e o segundo, que visa a elaboração de um modelo de transferência de competências do Estado para “um nível subnacional”, passou pela nomeação de uma “comissão de sábios” que, até julho, apresentará uma anteproposta aos partidos sobre a matéria.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting