• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Brexit: Parlamento só aprova acordo se UE tirar medida para Irlanda do Norte

30/01/2019 00:42

O parlamento britânico deu um sinal de que poderá aprovar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) se for alterada uma medida prevista para Irlanda do Norte.

Uma maioria de deputados, juntando conservadores e o Partido Democrata Unionista aprovaram uma proposta do deputado Graham Brady, que exige a substituição do chamado ‘backstop’ por “disposições alternativas” para aprovar o texto.


Durante o debate que antecedeu o voto, May admitiu que tal implicará reabrir o acordo contra a vontade da UE, mas que a validação desta proposta poderá ajudar a convencer os líderes europeus.


A solução de salvaguarda, conhecida como `backstop`, visa evitar controlos alfandegários após o ‘Brexit` ao longo da fronteira entre a Irlanda, país membro da UE, e a Irlanda do Norte, província do Reino Unido.

Esta é uma medida temporária até que fosse encontrada uma solução permanente, mas deputados conservadores receiam que seja aplicada por um tempo indeterminado, enquanto que o Partido Democrata Unionista não aceita que a Irlanda do Norte cumpra regras diferentes das do resto do Reino Unido.


Theresa May prometeu voltar à Câmara dos Comuns nas próximas duas semanas com um acordo modificado, o qual será sujeito novamente a voto dos deputados.


Se o governo não conseguir reabrir e negociar um novo acordo com a UE até 13 de fevereiro, a primeira-ministra fará uma intervenção à Câmara dos Comuns naquele dia e submeter uma declaração para debate e voto no dia seguinte.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting