• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Câmara de Braga avança com taxa turística

12/01/2019 08:42

Câmara de Braga deve aprovar segunda-feira a proposta para criação do regulamento da Taxa Municipal Turística.

O Município de Braga deve aprovar segunda-feira, em reunião de câmara, a proposta de criação do regulamento da Taxa Municipal Turística de Braga, apresentada pelo vereador que tutela a pasta do Turismo, Altino Bessa. A decisão de avançar com a implementação de uma Taxa Municipal Turística assenta no “desenvolvimento muito significativo” do sector na última década, com Braga a firmar-se como um dos principais destinos turísticos portugueses. As estatísticas comprovam um crescimento muito substancial nos últimos anos, nomeadamente no que se refere ao número de hóspedes, que cresceu cerca de 42%, de 2014 para 2017.

Muito significativo foi também o número de oferta turística disponível nos estabelecimentos de alojamento local, que era de 15 unidades em 2014, passando para 157 em 2017 e, em 2018, perfazia já as 278 unidades.

A criação da nova taxa é assim justificada com a necessidade de “fortalecer o investimento na área turística, de modo a corresponder às necessidades e exigências do mercado, possibilitando o alargamento, desenvolvimento e melhoramento de infra-estruturas, assim como a da criação e desenvolvimento de serviços e apoios dedicados ao turismo, para garantir uma marca de qualidade do concelho enquanto destino turístico”.

Como os recursos do município devem ser aplicados para colmatar as necessidades dos seus munícipes, a criação desta nova taxa permitira à Câmara de Braga “prosseguir com a estratégia de promoção e afirmação turística, fortalecendo os agentes económicos da cidade e mantendo o crescimento do turismo nos próximos anos, garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade e a equidade do sector”.