• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Holandês começou batalha em tribunal para mudar de idade

09/11/2018 01:42

Um holandês de 69 anos iniciou, na semana passada, uma batalha legal para mudar de idade.

Emile Ratelband diz que se sente discriminado pela idade — que lhe coloca entraves à vida profissional e amorosa —, e quer ter menos 20 anos aos olhos da lei.

Ratelband levou o pedido a um tribunal de Arnhem, na Holanda: quer trocar de idade nos documentos de identificação, de 11 de Março de 1949 para 11 de Março de 1969.


Vivemos numa época em que é possível mudar o nome e o género. Porque é que não posso decidir a minha própria idade?”, argumenta o sexagenário, citado pela BBC.

O juiz que o ouviu concordou com ele num ponto: a mudança legal de género é um desenvolvimento que há muitos anos era impossível.

Mas lançou a pergunta — como é que os seus pais se sentiriam se os primeiros 20 anos de vida fossem apagados? “De quem é que os seus pais cuidaram? Quem era esse rapazinho?”, defendeu o juiz.

Ratelband, que se apresenta como orador motivacional e formador na área da programação neurolinguística, disse que os pais estavam mortos e que estaria disposto a renunciar à reforma se isso significasse que podia trocar de idade.