• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Entre 20 a 30 cirurgias canceladas no hospital de Viana do Castelo

10/10/2018 11:57

Entre 20 a 30 cirurgias foram hoje canceladas no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, devido à greve dos enfermeiros cuja adesão naquela unidade é de 90%, afirmou Nelson Pinto, do
Sindicato dos Enfermeiros Portugueses .

O dirigente sindical explicou que o primeiro de seis dias de greve dos enfermeiros está a afetar exclusivamente aos blocos operatório e de cirurgia de ambulatório do hospital de Santa Luzia, cuja adesão atinge os 90%.

Questionado sobre o número de cirurgias canceladas, Nelson Pinto não soube precisar com exatidão, mas avançou com uma estimativa de 20 ou 30 cirurgias.

Segundo aquele responsável, estavam escalados para os blocos operatório e de cirurgia de ambulatório 50 enfermeiros, sendo que 45 fizeram greve.

Nelson Pinto admitiu que é difícil explicar aos doentes que as cirurgias são canceladas por causa da greve, mas culpou o ministro da Saúde e o primeiro-ministro pelo esse facto ao não terem cumprido as promessas que fizeram aos enfermeiros.

Os enfermeiros iniciaram hoje o primeiro de seis dias de greve para exigir ao Governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira de enfermagem que vá ao encontro das expectativas dos profissionais e dos compromissos assumidos pela tutela.