• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Enfermeiros iniciam nesta quarta-feira greve de seis dias

10/10/2018 00:02

Os enfermeiros iniciam esta quarta-feira uma greve de seis dias para exigir ao Governo a apresentação de uma nova proposta negocial sobre a carreira de enfermagem, cuja negociação deveria ter terminado em junho.

A greve vai decorrer hoje e quinta-feira e nos dias 16, 17, 18 e 19 dia em que está marcada uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa.


O Governo adiou para sexta-feira a reunião que estava agendada para o passado dia 4 de outubro, não tendo, até ao momento, enviado qualquer nova proposta de carreira de enfermagem aos sindicatos, o que levou à manutenção da convocação da greve.


Segundo o pré-aviso de greve, esta quarta-feira a paralisação realiza-se exclusivamente nos hospitais (blocos operatórios e cirurgia de ambulatório) e na quinta-feira em todas as instituições de saúde do setor público que tenham enfermeiros ao serviço.

Os sindicatos exigem a revisão da carreira de enfermagem, a definição das condições de acesso às categorias, a grelha salarial, os princípios do sistema de avaliação do desempenho, do regime e organização do tempo de trabalho e as condições e critérios aplicáveis aos concursos.