• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

‘Maior evento’ da Psicologia apresenta 800 comunicações

18/08/2018 09:42

Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses realiza-se no Forum Braga de 12 a 15 de Setembro. O contributo da Psicologia para a coesão social e crescimento económico estará em debate.

É apresentado como “o maior evento de divulgação e afirmação da Psicologia em Portugal”. O 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses decorre no Forum Braga de 12 a 15 de Setembro sob o tema geral ‘Psicologia na prevenção e promoção do desenvolvimento das pessoas, coesão social e crescimento económico’. Durante os quatro dias serão apresentadas cerca de 800 comunicações.

“Este congresso subordinado ao tema ‘Psicologia na Prevenção e Promoção do Desenvolvimento das Pessoas, Coesão Social e Crescimento Económico’ não se confina nem fica refém do mesmo. Muitos e diversificados temas foram submetidos para comunicações orais, posters e simpósios”, destaca Eduardo Carqueja, presidente da comissão organizadora.

O 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, cuja comissão científica é presidida por Eugénia Ribeiro Pereira, da Universidade do Minho, tem como novidade as ‘PsiTalks’ para abordar temas de impacto social com figuras de relevo na sociedade portuguesa. António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal é um dos convidados, tal como o escritor Valter Hugo Mãe, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado e vários deputados.

As ‘EmpowerTalks’ são outro dos momentos de debate deste onde serão abordados temas estratégicos para o desenvolvimento e futuro da profissão de psicólogo. Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, é um dos participantes, tal como Fernando Araújo, secretário de Estado da Saúde, e a deputada Carla Cruz.


A presença do Consejo General de la Psicología (COP) e da American Psychological Association (APA) no Congresso é destacada também pelo presidente da comissão organizadora. “Continuando o trilho dos anteriores, este 4º Congresso encontrará nas ligações com outros países pontes de relevo e de partilha”, releva Eduardo Carqueja, garantindo que a reunião cien- tífica dos psicólogos portuguesesserá “um marco histórico da Psicologia em Portugal, na Península Ibérica e no restante mundo”.

‘Keynote speakers’ de reconhecimento internacional transmitirão “o que melhor se faz na psicologia ao nível mundial”.

Sander Van Der Linden, da Universidade of Cambridge, vai apresentar um jogo ‘online’ que ajuda “a educar e vacinar o público contra as notícias falsas”, já testado em 15 mil pessoas. “Os resultados indicam que pessoas incluídas em ambientes políticos ganham alguma imunidade psicológica contra notícias falsas”, adianta o psicólogo.

David Ballard, da American Psychology Association (APA), destacará pesquisas recentes deste organismo sobre o mercado de trabalho dos EUA e defenderá como a psicologia no local de trabalho pode beneficiar a sociedade e melhorar a vida das pessoas.

Óscar Gonçalves, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, numa comunicação intitulada ‘Uma mente errante numcérebro em repouso: no príncipio era a incerteza’, apresentará as conclusões da investigação realizada em laboratório sobre das funções do cérebro em repouso, dos seus correlatos neuronais, e das implicações para a coordenação entre processos de atenção sustentada e flutuante.

Noutro âmbito, Jorge Silvério,psicólogo da selecção nacional de Futsal, revela um modelo de tenacidade mental que temvindo a desenvolver. “Conceptualizamos tenacidade como a capacidade de responder a situações difíceis e lidar com a adversidade e iremos analisar como pode influenciar o rendimento desportivo”, refere o investigador em antecipação da sua presença no 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses