• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Famalicão no radar da internacionalização

20/07/2018 09:42

Embaixador da República Checa em Portugal conheceu as potencialidades económicas e culturais de Vila Nova de Famalicão. Mas este é apenas um dos exemplos de delegações internacionais que têm visitado o concelho.

Vila Nova de Famalicão está cada vez mais no radar de delegações internacionais, que querem conhecer as potencialidades económicas e turísticas do concelho e, nalguns casos, estabelecer relações de proximidade com o município famalicense tendo em vista a promoção de projectos conjuntos.

Só esta semana, o município recebeu os associados da Câmara de Comércio Luso-Britânica, no âmbito da iniciativa ‘How It’s Made In Vila Nova de Famalicão’, e acolheu a visita do embaixador da República Checa, em Portugal, Petr Šelepa, e do Cônsul honorário da República Checa no Porto, Francisco Pavão. No final de Junho, cerca de 400 congressistas do World Marketing Congress estiveram em Famalicão para conhecer o novo Centro Português do Surrealismo e a Fábrica de Chocolate da Casa Grande.

A visita do embaixador checo a Vila Nova de Famalicão realizou-se a convite do município. Depois de ter sido recebida nos Paços do Concelho, a comitiva seguiu para uma visita à empresa Têxtil Manuel Gonçalves (TMG).

Satisfazendo um pedido especial do embaixador, a jornada continuou na Casa Museu Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide.

De resto, a visita do embaixador teve como objectivo dar a conhecer as potencialidades económicas e industriais do concelho, mas também fazer uma apresentação da dinâmica cultural e turística. Nesse sentido, a jornada passou obrigatoriamente pela Devesa. Na Casa do Território, foram dados a conhecer um conjunto de projectos industriais emergentes, através da apresentação das startups WestMister, Meia Dúzia e Alma De Luce.

No final, foram colocadas em cima da mesa diversas propostas de cooperação com destaque para o convite ao Municipio de Vila Nova de Famalicão para apresentar o concelho e as poten- cialidades na República Checa, já em Outubro próximo.