• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Festival de folclore de Vimieiro junta grupos portugueses e da Galiza

20/07/2018 09:17

Evento organizado pela Associação do Grupo Folclórico de Macada - Vimieiro decorre amanhã, a partir das 21.30 horas, junto ao campo de futebol da freguesia.

Cinco grupos, um deles vindo da Galiza, sobem ao palco amanhã, em Vimieiro, no âmbito do X Festival de Folclore da Associação do Grupo Folclórico de Macada Vimieiro.

O evento decorre no palco instalado junto ao Campo de Futebol da freguesia e a organização espera uma boa afluência.

“O festival decorre num local muito bonito. Tem até um parque para crianças”, disse em entrevista à Rádio Antena Minho (106 FM) Nuno Pinto, presidente da direcção da Associação do Grupo Folclórico de Macada Vimieiro.

O mesmo responsável lançou o desafio à população para que compareça ‘em peso’ no festival, garantindo que “não se vão arrepender. O sítio é agradável. Temos lugares sentados para quase toda a gente e temos tido a sorte de ter bons grupos presentes”, disse Nuno Pinto.

Joaquim Freitas Costa, vice-presidente da mesma associação, acrescentou que “o bar vai estar a funcionar com vários petiscos. As pessoas podem vir assistir ao festival e petiscar alguma coisa, além de ajudarem o Grupo Folclórico.

Além da Associação Grupo Folclórico de Macada Vimieiro, o festival conta com a presença do rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos (Penafiel), do Grupo Cultural e Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima, do Grupo Etnográfico de Beira - Velas (S. Jorge - Açores) e da Asociación Xuvenil Xilbarbeira Boiro (da Galiza - Espanha).

O programa do festival tem início às 18 horas, com uma recepção dos grupos participantes na sede da associação, seguindo-se, às 19 horas, um jantar. Às 20.30 horas tem início o desfile dos grupos participantes, com do Largo do Souto. Meia hora depois são impostas as fitas comemorativas e entregues lembranças aos participantes.

O festival conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vimieiro e de várias empresas locais, além de contributos da população.

Ao todo são cerca de 200 pessoas, o que exige alguma logística. “O grupo dos Açores veio no domingo. Estes dias estiveram em Espanha, mas no sábado já estão connosco e ficam até domingo. Os grupos de cá vêm no sábado, mas nós pagamos o jantar”, declarou Joaquim Freitas Costa, vice-presidente da Associação Grupo Folclórico de Macada - Vimieiro.

O Grupo Folclórico de Macada-Vimieiro surgiu a 28 de Março de 2005, e já actuou em várias localidades portuguesas (com excepção do Algarve e incluindo os Açores), na Galiza (Espanha), e em Paris (França).