• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Programa para população sénior de Famalicão beneficia já mais de 3.500 pessoas

11/07/2018 15:57

O programa dedicado à população sénior da Câmara de Vila Nova de Famalicão Mais e Melhores Anos já beneficia mais de 3.500 pessoas, possibilitando-lhes atividade física, lazer, convívio e reabilitação, informou hoje a autarquia.

Em comunicado, o município explica que o programa também se estende àqueles que necessitam de reabilitação física e a pessoas portadores de deficiência, sendo que cada idoso paga apenas o seguro de acidentes pessoais no valor de 2,5 euros por ano.

Segundo explica o texto, o projeto divide-se assim em três vertentes: Desporto sénior, reabilitação e desporto adaptado.

É muito importante para os utentes portadores de deficiência, não só a nível físico porque os mantém ativos, mas também psicológico porque os mantém despertos e ocupados. As atividades são bem desenvolvidas por técnicos e professores habilitados o que é muito motivador, aponta no texto uma das técnicas do programa, Cátia Araújo.

A autarquia refere que mais de duas dezenas de técnicos municipais habilitados estão envolvidos no projeto, entre professores de educação física e fisioterapeutas, promovendo quase 20 modalidades desde a hidroginástica, hidroterapia, boccia, ginástica funcional, pilates e yoga, entre muitas outras.

O programa proporciona ainda o convívio, o bem-estar e o divertimento através da realização de iniciativas como o Cantar dos Reis, o Carnaval Sénior, o Sarau e Piquenique Sénior, a Tarde Sénior, na Feira de Artesanato e Gastronomia, entre outras, enumera o texto.

Para o presidente da câmara municipal, Paulo Cunha, o programa Mais e Melhores Anos cumpre uma função muito importante que é a de promover o desporto, a saúde, o bem-estar e hábitos de vida ativa entre a população idosa.

O autarca salienta ainda que o Mais e Melhores Anos tem a mais-valia de tirar os idosos de casa e envolve-os em iniciativas de convívio e divertimento, o que é fundamental para a sua qualidade de vida.

As atividades decorrem nos complexos de piscinas do concelho (em Famalicão, Ribeirão, Joane e Oliveira São Mateus) durante todos os dias da semana.

Os interessados podem inscrever-se nas secretarias de qualquer complexo de piscinas, mas preferencialmente, na periferia da sua zona habitacional.