• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Braga Romana começa hoje para ficar até domingo com novos espaços,mais eventos e mais de 200 espetáculos

23/05/2018 00:02

Entre hoje e domingo Braga volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano da Bracara Augusta e assim reviver um pedaço fundamental da história de Braga.

Nesta 15.ª edição da Braga Romana, que implica para a cidade um investimento na ordem dos 250 a 300 mil euros,o mote será precisamente a promoção e a valorização do legado romano que se encontra na génese da identidade dos bracarense

A 15.ªedição da Bracara Romana propõe este ano mais de 72 horas de programação ininterrupta e
cerca de 200 espetáculos em palco.

A este juntam-se outros números, incluindo 185 saídas com animação ambulante, 103 mercadores no Mercado Romano.

A vereadora da Cultura, Lídia Dias, anunciou que
este ano o evento conta com o aumento da área de artes e ofícios no Largo de S. João do Souto,onde decorre,pela primeira vez,a recriação da Medicina e Cirurgia da época.

No mesmo local estará instalado o Bestiarum Locus (exposição e demonstrações de cestaria, cavalos, cães e animais exóticos) e a Cunhagem de Moeda).

Destaque ainda para um reforço da programação infantil com teatro, percursos encenados, marionetas e oficinas, mantendo-se Área Pedagógica igualmente instalada no Largo de São
João do Souto, além de um espaço lúdico destinado a crianças e famílias que ficará instalado na Escola Básica de São João do Souto.

O cortejo infanto-juvenil volta a ser o destaque deste primeiro dia da Braga Romana contando este ano com a participação de cerca de quatro mil crianças.

Hoje o destaque vai ainda para o rito fundacional de Bracara Augusta, ao passo que para amanhã está agendado o Senado Romano, no Rossio da Sé, e sexta-feira decorre o Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro e o grande Cortejo Triunfal, que junta um total de 2300 participantes.

Uma das novidades deste ano será o Batizado Romano que decorrerá sábado, no Largo D. João Peculiar, seguindo-se, no último dia do evento,
27 de maio, o Casamento Romano e um grande
espetáculo de dança que encerra a edição de 2018.