• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Governo ainda não recebeu pedido da Arriva para comboio entre Porto e Corunha

17/05/2018 00:02

O Governo disse não ter recebido “nenhum pedido” da Arriva, que pertence ao grupo alemão Deutshe Bahn, para uma ligação ferroviária entre Porto e Corunha, admitindo que a CP se “está a preparar” para essa nova oferta.


No início de maio, o grupo Arriva, através da companhia Arriva Spain Rail, pediu à Comissão Nacional de Mercados e Concorrência espanhola autorização para operar numa nova linha entre as duas cidades.

Num percurso de 342 quilómetros, com uma duração prevista de duas horas e 46 minutos, estão apontadas sete paragens: Corunha, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vigo Guixar, Valença do Minho, Nine e Porto-Campanhã.

Atualmente, apenas existe um comboio a ligar Porto e Vigo. Com partidas diárias de Porto Campanhã e Vigo, o comboio ‘Celta’, operado pela CP em conjunto com a Renfe, liga as cidades do Porto e Vigo, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.

O comboio ‘Celta’ iniciou a sua exploração comercial em julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto.

Com bilhete único com o preço de 14,75 euros, esta ligação veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.