• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

35 horas no privado não é compromisso do Governo para esta legislatura afirma Ministro Viera da Silva

08/05/2018 00:02

O ministro do Trabalho afirmou que a implementação das 35 horas semanais no setor privado deve constituir um objetivo de longo ou médio prazo”, mas não é um compromisso do Governo para esta legislatura.

A deputada do PCP Rita Rato anunciou no domingo que o PCP decidiu agendar para 18 de maio a proposta de garantia das 35 horas para todos os trabalhadores do setor público e privado, a que se juntou um projeto do PAN a que outros partidos se podem ainda juntar, como o Bloco de Esquerda (BE).

Rita Rato esclareceu, assim, que a iniciativa partiu dos comunistas, depois de no sábado a coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, ter mencionado numa ação do partido uma iniciativa legislativa para alargar a redução de 40 para 35 horas semanais ao privado.


Para o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do ponto de vista estratégico é uma boa ideia que as sociedades evoluam no sentido de reduzir a duração da jornada de trabalho”, mas tal só pode vir a ser “viável num prazo curto” se for uma medida aplicada a nível transnacional.