• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Portugal entra a golear a caminho do Europeu de sub-19

21/03/2018 20:42

Portugal entrou hoje a vencer no grupo 5 da ronda de elite de qualificação para o Europeu de futebol de sub-19, goleando o Kosovo, por 5-0, em jogo disputado no Estádio do Bessa, no Porto.

Thierry Correia, que marcou aos 05 minutos, e José Gomes, que ampliou aos 10, começaram a construir a vantagem na primeira parte, enquanto João Filipe, aos 52, Gedson Fernandes, aos 90+3, e Mesaque Dju, aos 90+5, completaram a goleada.

Sabendo da importância deste primeiro jogo, num grupo em que as outras duas equipas, Eslováquia e Irlanda, empataram 1-1, a formação lusa entrou com ‘sede’ de resolver cedo a contenda, e logo nos primeiros 10 minutos cimentou esse objetivo.

No primeiro lance junto às balizas, os lusos mostraram eficácia, quando na sequência de um canto, Thierry Correia ‘mergulhou’ para um cabeceamento que abriu o marcador, logo aos 05 minutos.

O tento madrugador destabilizou a formação kosovar, que, cinco minutos depois, deixou escapar João Filipe e permitiu-lhe fazer a assistência para o avançado José Gomes marcar 2-0.

Com a confortável vantagem, a formação nacional retirou o ‘pé do acelerador’ e, apesar de manter o domínio, permitiu que o Kosovo explorasse terrenos mais avançados e esboçasse dois remates, por Lirim e Kastrati, mas sem grande perigo para o guardião Diogo Costa.

No regresso para a segunda parte, a formação portuguesa voltou a entrar mais pressionante e, em menos de seis minutos, encontrou brechas na defesa adversária, desta feita numa jogada individual de João Filipe, que terminou a iniciativa com um forte remate para o 3-0.

Tal como na etapa inicial, a formação orientada por Hélio Sousa foi abrandando o ritmo, dando por vezes a iniciativa ao adversário, para depois explorar o contra-ataque.

José Gomes e Francisco Trincão ainda tiveram, num par de ocasiões, oportunidades para ampliar a vantagem, mas acabaram por ser Gedson Fernandes e Mesaque Dju, que entraram na segunda metade, a dar corpo à goleada, já na compensação.

Portugal volta a entrar em campo no sábado, em Paços de Ferreira, para defrontar a Eslováquia, fechando a ronda a 27 de março, em Barcelos, para jogar com a Irlanda.

O vencedor do grupo assegura presença para a fase final do Campeonato da Europa, que se realiza entre 16 e 29 de junho, na Finlândia.

Jogo no Estádio do Bessa, no Porto.

Portugal - Kosovo, 5-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Thierry Correia, 05 minutos.

2-0, José Gomes, 10.

3-0, João Filipe, 52.

4-0, Gedson Fernandes, 90+3.

5-0, Mesaque Dju, 90+5.

Equipas:

- Portugal: Diogo Costa, Thierry Correia, Diogo Queirós, Diogo Leite, Rúben Vinagre, Florentino, Quina, Nuno Santos (Gedson Fernandes, 72), João Filipe (Mesaque Dju, 60), José Gomes (Pedro Correia, 84) e Francisco Trincão.

(Suplentes: Ricardo Silva, João Oliveira, Gedson Fernandes, Mesaque Dju, Romain Correia, Francisco Moura, Miguel Luís, Afonso Brito e Pedro Correia).

Treinador: Hélio Sousa.

- Kosovo: Gashi, Reqica, Kastrati, Beka, Celina, Kqiku, Nimani (Dakaj, 57), Pajaziti (Balaj, 79), Limani, Lirim (Sinani, 53) e Kryeziu.

(Suplentes: Miftari, Salihu, Ademi, Dakaj, Balaj, Nimani, Shabani e Sinani).

Treinador: Ramiz Krasniqi.

Árbitro: Anastasios Papapetrou (Grécia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Beka (51), Pajaziti (69) e Kqiku (80).

Assistência: cerca 500 espetadores.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting