• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Presidente russo reeleito com 76,67% dos votos, participação de 67,4%

19/03/2018 07:42

O Presidente russo, Vladimir Putin, foi reeleito para um quarto mandato com 76,67% dos votos, quando estava contabilizada quase todos os boletins (99,8%), nas eleições deste domingo, que contaram com uma participação de 67,4%, segundo a comissão eleitoral.

A votação, que permite a Vladimir Putin permanecer no Kremlin até 2024, também foi melhor do que previam as sondagens nas últimas semanas.

A participação foi de 67,47%, dois pontos acima da registada há seis anos, mas a diferença em relação a eleições anteriores foi maior em grandes cidades como Moscovo, habitualmentre as mais desencantadas com processos eleitorais.

Na sua primeira aparição perante a imprensa após ter declarado vitória nas eleições, Putin negou que se pense, neste momento, reformar a Constituição para que possa permanecer no poder daqui a seis anos.

Putin, 65 anos, venceu as suas primeiras eleições em março de 2000, três meses depois de receber o poder das mãos do primeiro Presidente eleito democraticamente na história da Rússia, Boris Ielstin.

Nestas eleições, o milionário comunista Pavel Grudinin teve uma votação de menos de 12 por cento, seguido pelo ultranacionalista Vladimir Jirinovski, com 5,66%.