• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Monção quer certificar foda como selo de qualidade e autenticidade do prato

11/03/2018 09:42

Na rota da gastronomia, este fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Pias, no concelho de Monção. A segunda edição da Feira da Foda tem como objectivo a manutenção da qualidade e genuinidade deste prato com história e tradição.

Uma feira com nome ousado e sabor autêntico. A segunda edição da Feira da Foda realiza-se este fim-de-semana em Pias, Monção.
Inspirado num prato típico do concelho, o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como Foda à Monção, cujo nome se popularizou a partir de uma tradição, o evento gastronómico apresenta o cordeiro no centro da mesa, para além de uma montra com vinhos da região e artesanato local, espaços para os produtores de rés e máquinas agrícolas e muita animação.

O mau tempo não afastou os visitantes que se deslocaram de vários pontos do país e da vizinha Espanha. A organização fala de chuva de felicidade com muito calor humano.
Para o presidente da câmara de Monção, António Barbosa, em boa hora a Confraria da Foda e a Junta de Freguesia de Pias impulsionaram este certame que constitui aquilo que pretendemos para o nosso território. Por um lado, a promoção dos recursos endógenos e aspectos diferenciadores da nossa identidade e por outro, a manutenção da qualidade e garantia da genuinidade da gastronomia monçanense.
O desafio, segundo o autarca monçanense é reforçar a presença deste prato na ementa da gastronomia nacional, sublinhando a importância da sua certificação. Temos o dossiê em cima da mesa e estamos comprometidos com a sua conclusão. Só, dessa forma, conseguiremos assegurar a autenticidade deste prato e seremos capazes de o inscrever em qualquer roteiro gastronómico nacional e internacional.

No dia da feira da rês, o evento que há mais de 2 séculos distinguiu a freguesia de Pias das restantes do concelho, atraindo a atenção da imprensa, devido ao nome popular pelo qual era conhecida, a Feira da Foda.
A presidente da Junta de Freguesia de Pias sublinha a vitalidade que a feira volta a conquistar. Recuperamos e melhora- mos da feira da rês, associamos-lhe a animação cultural e social, artesanato, tasquinhas, vinhos e hoje a Feira da Foda é falada no concelho, no distrito, no país e no mundo.
Sendo a Foda à Monção o cartão-de-visita gastronómico da freguesia de Pias e do concelho de Monção, Agostinho Correia, organizador e impulsionar deste evento, decidiu surpreender no dia da inauguração, com uma peça alusiva à freguesia de Pias e à feira que servirá de marco. Na estrutura pode ler-se Pias é gastronomia, história e tradição e no canto o famoso cabrito com arroz que convida o visitante a degustar o prato monçanense.

Depois da actuação dos Sons do Minho, grupo que celebrizou o tema Vamos à Foda.
O programa tem como ponto alto o II capítulo de entronização da Confraria da Foda.
A actriz Melânia Gomes, que actualmente integra o elenco da telenovela A Herdeira, emitida pela TVI, é uma das entronizadas, juntamente com Elsa Machado, da direcção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Monção.

Porquê o nome Foda à Monção?

Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus.
A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.
Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos sacos de água e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: que grande foda!».
O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se, localmente, por Foda à Monção.
De tal modo que é frequente, pelas alturas festivas (Páscoa, Corpo de Deus, Senhora das Dores e Natal ou Fim de Ano) ouvir as mulheres: Ó Maria, já meteste a foda?

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting