• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Puigdemont renuncia temporariamente à presidência e propõe Jordi Sanchez

02/03/2018 00:02

O ex-presidente do governo regional catalão e líder do Juntos pela Catalunha, Carles Puigdemont, renunciou temporariamente à sua investidura à frente de novo executivo, propondo Jordi Sanchez, número dois da lista, atualmente em prisão preventiva.

Puigdemont anunciou a decisão e lançou a proposta de que seja investido, no seu lugar, Jordi Sànchez, num vídeo que divulgou nas redes sociais.

O parlamento catalão tinha aprovado uma resolução em que defendia a legitimidade do independentista ex-presidente do Governo regional.

A resolução foi aprovada depois de várias semanas de bloqueio político na Catalunha, na sequência da decisão do Tribunal Constitucional de proibir uma nova investidura de Carles Puigdemont, que fugiu para a Bélgica.

A lista Juntos pela Catalunha de Carles Puigdemont foi a mais votada do bloco independentista nas eleições de 21 de dezembro último que no seu conjunto tem 70 dos 135 deputados regionais eleitos.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting