• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Poetisa Rosalía de Castro dá nome a praceta de Nogueiró

25/02/2018 10:57

Convergências Portugal-Galiza teve, ontem, um dos pontos altos da programação. Caminho de Santiago de Compostela, que passa por Braga e A Estrada, em Pontevedra, esteve em destaque.

Praceta localizada junto ao parque canino da freguesia de Nogueiró tem o nome, desde ontem, da poetisa galega Rosalía de Castro, que nasceu precisamente a 24 de Fevereiro. Iniciativa surgiu no âmbito da quarta Semana Cultural Convergências Portugal-Galiza, cuja União de Freguesias de Nogueiró e Tenões é um dos parceiros.
Não podemos deixar cair no esquecimento estas raízes históricas que unem os dois países, as duas regiões, justificou o presidente da União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, João Tinoco, adiantando que a decisão de atribuir o nome de Rosalía de Castro a uma praceta da freguesia prende-se no conhecimento que se quer ter, a partir de Nogueiró, do que estava antes dos romanos, ou seja, das raízes ancestrais que unem as duas regiões e que se reflecte, através, por exemplo, da música e da própria língua.

Quem ficou agradecido por esta homenagem a Rosalía de Castro foi o alcaide de A Estrada, província de Pontevedra, na Galiza. José Lopez Campos admitiu que o maior vínculo que o Norte de Portugal e a Galiza têm é a língua, por isso, há muito para celebrar. O alcaide agradeceu ainda a hospitalidade da preciosa cidade de Braga e aplaudiu o acto fantástico concretizado naquela praceta de Nogueiró, aproveitando ainda para sublinhar o trabalho que se está a realizar no âmbito do reconhecimento do caminho de Santiago de Compostela, que se inicia na cidade bracarense. Que este seja o início de uma relação e de apoio daquilo que nos une, atirou o alcaide.
Ainda sobre a variante do Caminho de Santiago de Compostela - Caminho Torres - o vereador do Urbanismo e Património da Câmara Municipal de Braga, Miguel Bandeira, adiantou que já se está a trabalhar em conjunto com as juntas de freguesia para reavivar e proteger esse caminho.