• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Pedro Martins considera dérbi fundamental para a meta do quinto lugar

16/02/2018 15:17

O treinador do Vitória de Guimarães frisou hoje que os três pontos no dérbi com o Sporting de Braga, da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, são fundamentais para manter viva a meta do quinto lugar.

Oitavos da tabela, com 29 pontos, os vitorianos estão a sete do Rio Ave, que ocupa o quinto lugar, o último que pode dar acesso à Liga Europa, e, na antecâmara da receção ao vizinho bracarense, Pedro Martins salientou que, apesar ser diferente para os adeptos e para a envolvência das cidades, o jogo vale sobretudo pelos objetivos que a sua equipa tem ainda em mente.

É um jogo de futebol, não é uma questão de orgulho. É um jogo importante, porque são três pontos em disputa. Vamos entrar em fases muito importantes. Faltam 36 pontos em jogo. Portanto, pela desvantagem que temos para o quinto lugar, os três pontos são fundamentais, admitiu, na conferência de antevisão à partida marcada para as 20:15 de domingo.

O ‘timoneiro` vimaranense considerou ainda prestigiante a hipótese da equipa juntar mais uma presença europeia às 16 até agora conseguidas - com pré-eliminatórias, contabilizam 18 épocas -, e lembrou que equipas em pior situação conseguiram os objetivos traçados para a época, dando o exemplo do Rio Ave, por si orientado, que garantiu a Liga Europa na última jornada da época 2015/16.

Pedro Martins admitiu, porém, que, nesta fase da época, não esperava estar a 17 pontos do quarto posto - objetivo inicial dos vitorianos para a presente época, que é ocupado pela equipa ‘arsenalista`, que, a seu ver, tem estado muito estável ao longo do campeonato e que se vai exibir em Guimarães na sua plenitude.

Apesar da derrota bracarense em França, perante o Marselha (3-0), para os 16 avos de final da Liga Europa, o treinador mostrou-se cético que a equipa treinada por Abel Ferreira possa surgir mais desgastada ou até destroçada pelo resultado, até porque se lembra das dificuldades sentidas na fase de grupos pelos vitorianos, ante os gauleses, a seu ver, uma equipa de Liga dos Campeões.

À exceção de Jubal, ainda em dúvida, o plantel vitoriano está disponível para o dérbi, incluindo os recuperados Celis, mais de dois meses depois de se ter lesionado no joelho esquerdo, Junior Tallo e Welthon, avançado contratado no mercado de inverno ao Paços de Ferreira que, para Pedro Martins, complementa as restantes opções.

O Welthon é um jogador que faz golos, que é muito forte nos remates de meia distância, na ligação de setores, explosivo. É um bocadinho diferente quer do Rafael Martins, quer do Oscar [Estupiñán], quer do Junior Tallo, explicou.

Pedro Martins lamentou ainda os insultos racistas dirigidos por mensagem ao lateral esquerdo Konan, após a derrota no terreno do Boavista (1-0), salientando, por um lado, que qualquer ato dessa natureza é condenável, mas, por outro, que todo o grupo saiu em sua defesa, mostrando que os jogadores estão unidos e coesos.

O Vitória de Guimarães, oitavo classificado, com 29 pontos, recebe o Sporting de Braga, quarto, com 46, em jogo agendado para as 20:15 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.