• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

João Afonso recusa Vitória de Guimarães mais pressionado para o dérbi com Braga

15/02/2018 13:57

O defesa João Afonso, do Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, frisou hoje que, apesar da envolvência que o dérbi com o Sporting de Braga tem, a equipa não está mais pressionada a ganhar.

O Vitória de Guimarães, oitavo classificado, com 29 pontos, recebe o Sporting de Braga, quarto, com 46, no domingo (20:15), em jogo da 23.ª jornada da I Liga.

Os vimaranenses perderam na última jornada na visita ao Boavista (1-0) e ficaram a sete pontos do quinto lugar, ocupado pelo Rio Ave, mas o central acredita ainda ser possível chegar a essa posição.

Queremos ganhar, porque é o melhor para nós. Ser o Braga é importante pela envolvência e pela importância para a cidade e para o clube em si. É importante ganhar cada jogo. Não penso que haja uma pressão maior por ser o Braga, disse, à margem da visita de uma comitiva vitoriana à Escola EB1 do Salgueiral, em Guimarães.

Acompanhado do lateral esquerdo Konan e de Neno, relações públicas do clube, o jogador, de 27 anos, realçou, aliás, que ganhar ao Braga e não ganhar a seguir não serve de nada.

Apesar de considerar que a diferença pontual entre as equipas não espelha a diferença de qualidade entre os plantéis, João Afonso afirmou que o rival dos vitorianos é uma equipa de qualidade, que vale pelo todo e que vai fazer a gestão do esforço do jogo de hoje com o Marselha, em França, para a primeira mão, dos 16 avos de final da Liga Europa.

Depois de empréstimos ao Estoril Praia, em 2016/17, e ao Córdoba, da II Liga espanhola, na primeira metade desta época, o defesa tornou-se logo titular após o seu regresso a Guimarães, tendo dito que a experiência na Andaluzia o fez crescer e que o facto de ter sido bem acolhido o ajudou a render de imediato no Vitória.