• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Cinco anos do GNRation com várias iniciativas gratuitas

11/02/2018 09:42

Open Day celebra, no dia 28 de Abril, os cinco anos do GNRation, contando com a estreia nacional da produtora da cantora Kelly Lee Owens e o regresso do produtor britânico de música electrónica Powell.

O projecto resultante da Braga Capital Europeia da Juventude assinala cinco anos de existência e fá-lo novamente com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais. No próximo dia 28 de Abril, Kelly Lee Owens, Powell, Surma, Ermo, Lavoisier, dj Fitz, Osso e Sinø preenchem o programa de música entre instalações e workshops.
As iniciativas do creative hub bracarense têm entrada livre, sendo que o programa arrancará pelas 10 horas e encerra às 4 horas do dia seguinte, dividindo-se por vários espaços do edifício.
Kelly Lee Owens, a produtora e cantora galesa de 28 anos, que foi a grande surpresa da música electrónica em 2017, estreia-se em Portugal como cabeça de cartaz do programa. Owens estreou-se em disco homónimo no ano passado e recebeu fortes elogios de publicações como o The Guardian e a Pitchfork.

Já o produtor britânico de música electrónica Powell regressará à Blackbox do GNRation, depois de ter por lá passado na edição de 2015 do festival de música electrónica e arte digital Semibreve. Powell é conhecido por ser um dos mais distintivos e difíceis artistas a operar na música electrónica da actualidade. A juntar ao cardápio de nomes internacionais estará também o irlandês dj Fitz, que encerrará a festa de aniversário do GNRation.

No que toca a artistas nacionais, a leiriense Débora Umbelino, mais conhecida por Surma, autora de um dos melhores discos nacionais, apresentará o novo disco, Antwerpen. Também autores de um dos melhores discos nacionais para várias publicações, o duo Ermo cantará os parabéns ao espaço cultural da sua terra natal. Lo-fi Moda contou com o apoio do GNRation na gravação, o mesmo apoio que o GNRation está a prestar ao colectivo hip-hop bracarense Osso, que gravam por estes dias o disco de estreia, a apresentar em primeira mão no GNRation open day. Ainda nos nomes nacionais, o programa contará com o concerto do duo Lavoisier, que apresentará o segundo disco É Teu, gravado pelo produtor José Manuel Fortes, e a performance audiovisual de Sinø, que junta a música da dj Sininho às imagens de Ivo Teixeira.

No programa de instalações, que estarão disponíveis para visita apenas até à uma da manhã, a alemã Antye-Greie-Ripatti, mais conhecida por AGF, dará a conhecer LanguageHack, uma instalação audiovisual baseada em nanotecnologia e resultante do Scale Travels, um programa que alia arte e nanotecnologia criada pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e o GNRation. A instalação estará patente na galeria INL.

Na galeria GNRation, o canadiano Nicolas Bernier mostra frequencies (light quanta), uma instalação de luz e som baseada em possíveis relações conceptuais entre princípios básicos de física quântica. Já na entrada do edifício, o duo português Elas Duas, composto por Cláudia Oliveira e Isabel Bourbon, terá exposto o baloiço musical Baloica.

No pátio interior do GNRation, os alunos do Mestrado de Inovação, Tecnologia e Produção Musical da Berklee College of Music de Valencia expõem uma experiência visual composta por múltiplos ecrãs.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting