• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Governo vai propor vice-almirante Mendes Calado para chefiar Marinha

08/02/2018 22:17

O Governo vai propor o vice-almirante Mendes Calado para suceder a António Silva Ribeiro na chefia da Marinha, que sairá para ocupar a chefia do Estado-Maior das Forças Armadas, disseram à Lusa fontes da área da Defesa.

António Maria Mendes Calado, 61 anos, é vice-chefe do Estado-Maior da Armada em outubro de 2016. Especializou-se em artilharia e concluiu a sua carreira no mar como comandante da fragata Corte Real, entre julho de 2002 e dezembro de 2005.

O Conselho de Ministros decidiu hoje propor ao Presidente da República o nome do almirante António Silva Ribeiro para chefiar o Estado-Maior das Forças Armadas, cumprindo uma intenção assumida pelo Governo em 2016 para que o próximo CEMGFA fosse oriundo da Marinha.

De acordo com fontes da Defesa e militares, Mendes Calado, vice da chefia da Armada durante todo o mandato de Silva Ribeiro, deverá ser proposto na próxima semana ao Presidente e Comandante Supremo para chefiar o ramo mais antigo das Forças Armadas.

O atual CEMGFA, Pina Monteiro, vai ser substituído por atingir a idade da reforma, a 01 de março.

De acordo com as mesmas fontes, e a confirmar-se a nomeação dos dois almirantes para os cargos propostos, a posse está prevista para o dia 01 de março, no Palácio de Belém.

O processo de audição, pelo ministro da Defesa Nacional, dos sete vice-almirantes elegíveis para substituir Silva Ribeiro terminou na semana passada.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting