• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Alto Minho decide hoje a fusão dos sistemas de águas e saneamento

22/03/2018 08:17

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho disseque, em abril, os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo vão decidir sobre a criação de uma empresa de gestão das redes de água e saneamento.

José Maria Costa que é também presidente da Câmara de Viana do Castelo, afirmou que a empresa irá chamar-se Águas do Alto Minho e terá capitais do Estado, através da Águas de Portugal e dos dez municípios da região.

José Maria Costa assegurou que o processo de agregação dos sistemas, em baixa,de abastecimento de água e saneamento básico está a ser feito com muito cuidado, com muita atenção para não pôr em causa os recursos humanos nem os tarifários.

Relativamente aos tarifários a praticar pela nova empresa, José Maria Costa disse que estarão sempre dependentes do volume de investimentos e de uma gestão mais eficiente mas garantiu um ajustamento suave.

O líder da CIM do Alto Minho explicou que da nova empresa surge na sequência de estudos iniciados há vários anos, com base na experiência dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo que, em 2018, completam 90 anos de existência.