• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Governo apoia com 300 mil euros Plataforma das Artes e Criatividade em Guimarães

04/01/2018 14:02

O Governo concedeu 300 mil euros ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães - Plataforma das Artes e Criatividade, no primeiro apoio estatal em cinco anos ao equipamento ícone da Capital Europeia da Cultura Guimarães/2012, anunciou a autarquia.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, a Câmara Municipal de Guimarães explica que aquele financiamento será para o reforço da comunicação, educação e mediação cultural e para a integração no projeto PARALLEL - European Photo Based Platform, atividades já iniciadas durante o ano de 2017.

Segundo a autarquia, o apoio concedido pelo Governo deveu-se ao esforço efetuado ao longo de 2017 entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Oficina e o Ministério da Cultura.

No texto, a câmara vimaranense salienta que este é um apoio que a Câmara Municipal de Guimarães tem vindo a reclamar desde 2012, insistindo no tratamento proporcionalmente igualitário entre as três ex-capitais europeias da cultura portuguesas e os equipamentos delas resultantes.

Assim, a autarquia congratula-se por este primeiro passo, que se traduz no primeiro apoio recebido por um governo nos últimos cinco anos e garante que continuará a pugnar por uma solução de enquadramento mais definitivo, e proporcionalmente coerente com os apoios dados em sede de Orçamento de Estado ao Centro Cultural de Belém e Casa da Música do Porto.