• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

I Liga regressa em clima de contestação e com pedidos de dispensa dos árbitros

23/11/2017 13:57

A I Liga de futebol regressa sexta-feira, após três semanas de paragem e de a realização da 12.ª jornada ter estado em suspenso devido ao pedido de dispensa dos árbitros, em protesto contra a contestação ao setor.

Os árbitros decidiram observar o prazo regulamentar de 20 dias para a tomada de efeito dos pedidos de dispensa e dessa forma viabilizar a ronda, na qual o líder FC Porto visita o Desportivo das Aves e os perseguidores Sporting e Benfica defrontam o Paços de Ferreira e o Vitória de Setúbal, respetivamente.

Aproveitando a interrupção do campeonato para a realização dos jogos da seleção portuguesa e da Taça de Portugal, os juízes exigiram a “total ausência de insinuações da parte de clubes e agentes desportivos que coloquem em causa a honra e o bom nome dos árbitros”.

A uma semana de receber o tetracampeão nacional, o FC Porto procura, pelo menos, manter a vantagem sobre os rivais lisboetas, de quatro pontos sobre o Sporting e cinco sobre o Benfica, e o Aves parece ser o adversário ideal para conseguir esse objetivo.

A equipa treinada por Sérgio Conceição, uma das duas invictas na competição, a par do Sporting, venceu todos os oito jogos que disputou com o atual 16.º e antepenúltimo posicionado da Liga, que regressou esta época ao escalão principal, após 10 anos de ausência.

Mesmo tendo disputado a meio da semana um jogo na Turquia, com o Besiktas (1-1), para a Liga dos Campeões, e debatendo-se com problemas no setor atacante, devido às lesões de Marega, Soares e Otávio, o FC Porto é claro favorito na deslocação a Vila das Aves.

O Sporting também está privado dos avançados Acuña e Doumbia, devido a lesão, mas Bas Dost tem-se revelado um goleador à altura, tendo ‘bisado’ na quarta-feira na receção ao Olympiacos, frente ao qual conquistou um motivador triunfo por 3-1 na liga ‘milionária’.

Os ‘leões’ impuseram-se nas duas últimas deslocações para o campeonato a Paços de Ferreira, atual 10.º colocado, mas nesta época o Estádio da Capital do Móvel tem-se revelado uma casa acolhedora para os pacences, que ainda não perderam na condição de visitados.

Para o Benfica, o ‘balanço europeu’ não foi tão favorável, com a derrota por 2-0 em Moscovo, frente ao CSKA, a determinar o afastamento dos oitavos de final da ‘Champions’ e até a impossibilidade de ser repescado para a Liga Europa.

A equipa orientada por Rui Vitória volta a receber o Vitória de Setúbal, oito dias depois de ter vencido os sadinos por 2-0, para a Taça de Portugal, proibida de perder mais pontos, sob pena de se apresentarem dentro de uma semana no Estádio do Dragão em posição muito fragilizada.

Sporting de Braga e Marítimo, quarto e quinto classificados, em igualdade pontual, jogam em casa perante adversário ‘acessíveis’, o Feirense, 13.º posicionados, e o lanterna-vermelha Estoril-Praia, respetivamente.

A jornada arranca na sexta-feira, com o encontro entre o Belenenses e o Desportivo de Chaves e fica concluída na segunda-feira, com o embate entre o Rio Ave e o Vitória de Guimarães.

I Liga, 12.ª jornada:

- Sexta-feira, 24 nov:

Belenenses – Desportivo de Chaves, 20:30 (Sport TV).

- Sábado, 25 nov:

Portimonense – Tondela, 16:00 (Sport TV).

Boavista – Moreirense, 18:15 (Sport TV).

Desportivo das Aves – FC Porto, 20:30 (Sport TV).

- Domingo, 26 nov:

Marítimo – Estoril-Praia, 16:00 (Sport TV).

Paços de Ferreira – Sporting, 18:00 (Sport TV).

Benfica – Vitória de Setúbal, 20:15 (BTV).

- Segunda-feira, 27 nov:

Sporting de Braga – Feirense, 19:00 (Sport TV).

Rio Ave – Vitória de Guimarães, 21:00 (Sport TV).

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting