• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Câmara de Barcelos investe 12 mil euros para livrar rio Cávado de jacintos de água.

21/11/2017 00:02

A Câmara de Barcelos vai investir 12 mil euros na remoção de jacintos de água do Rio Cávado, ao abrigo de um protocolo com duas corporações de bombeiros do concelho.

Em comunicado, o município refere que a intervenção incidirá em todo o percurso do rio, a jusante da barragem da Penide.

O protocolo, válido até 31 de março de 2018, prevê que o município atribua uma comparticipação financeira de 6.000 euros aos Bombeiros Voluntários de Barcelos e outra de igual valor aos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.

O município terá ainda de disponibilizar combustível para os equipamentos afetos às operações de limpeza, bem como outros recursos materiais e humanos necessários às ações de identificação e remoção dos jacintos.

Os jacintos de água são uma espécie invasora que se tem desenvolvido rapidamente no Cávado, particularmente nas zonas mais abrigadas do rio.

O desenvolvimento da espécie tem a ver não apenas com as características da sua reprodução, como também com a redução do caudal do rio, que se tem agravado nos últimos meses”, acrescenta o comunicado.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting