• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Parlamento regional discute na quinta-feira declaração de independência

23/10/2017 11:17

O parlamento regional catalão deve reunir-se esta quinta-feira em sessão plenária para discutir a declaração unilateral de independência e responder assim às medidas aprovadas por Madrid para restaurar a legalidade na Catalunha.

O presidente do grupo parlamentar Juntos Pelo Sim (JxSí) que sustenta o Governo regional, Lluís Corominas, citado pela agência Efe, explicou hoje em Barcelona que a Mesa da assembleia já aceitou para trâmite o pedido de reunião apenas para se discutir esse tema.

O JxSí é uma coligação de partidos independentistas que inclui o Partido Democrático Europeu Catalão (direita), do presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, e a Esquerda Republica da Catalunha (CUP).

O Governo espanhol propôs no sábado a destituição do presidente da Catalunha e de todos os membros do seu executivo, a limitação das competências do parlamento regional e a marcação de eleições num prazo de seis meses.

As medidas que se enquadram no chamado artigo 155.º da Constituição espanhola para repor a legalidade na Catalunha, têm ainda de ser aprovadas pelo senado (câmara alta) na próxima sexta-feira, 27 de outubro.

O chefe do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, assegurou no sábado, em Barcelona, que os catalães vão resistir “de forma pacífica” ao “ataque à democracia” que Madrid está a fazer, tendo pedido ao parlamento regional para celebrar uma reunião para decidir sobre “a intenção de liquidar” o governo catalão.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting