• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Última sexta-feira 13 do ano festejada em Montalegre com espetáculo de luz, cor e som

13/10/2017 00:02

A vila de Montalegre, no distrito de Vila Real, recebe a segunda e última sexta-feira 13 do ano com um espetáculo de cor, luz e som junto ao castelo onde espera reunir “milhares” de visitantes.

Esperando mais de 60 mil visitantes, provenientes de Norte a Sul do país e da vizinha Espanha, o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, disse que a comemoração da “Noite das Bruxas” nas sextas-feiras 13 é uma janela de oportunidades e de valorização do território.

O autarca referiu que o município investe cerca de 150 mil euros na organização do evento, mas sublinhou que “o retorno é incomensuravelmente maior”.

Além do desfile de “bruxas”, “demónios”, “figuras do além” ou “duendes”, a última sexta-feira 13 vai apresentar o espetáculo “Sexta 13 – O Regresso Mágico”, uma viagem no espaço e no tempo em busca do conhecimento ancestral dos rituais das bruxas, exiladas durante séculos numa dimensão digital oculta, do seu significado na sociedade atual.


A figura principal da festa vai ser, como vem sendo habitual, o padre António Fontes, conhecido por Dom Bruxo, que tem como tarefa a preparação da queimada, licor feito à base de aguardente, limão, maçã e açúcar, acompanhada por um espetáculo piromusical.

Antes de servir a queimada (mistela abençoada), Dom Bruxo faz o esconjuro da bebida, recitando a ladainha mochos, corujas, sapos e bruxas, demónios, trasgos e diabos, espíritos das enevoadas veigas, livrando-a de maus-olhados, feitiços e bruxedos.

A diversão e animação continuam, até de madrugada, pelos bares e discotecas.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting