• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Greve dos médicos com uma adesão de 80 a 90% no Norte – sindicato

12/10/2017 00:02

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, afirmou que a greve que decorreu na região Norte teve uma adesão de 90% nos hospitais e de 80 a 85% nos centros de saúde.


Nos hospitais de Viana do Castelo e Póvoa de Varzim/Vila do Conde encerraram os blocos operatórios, em Matosinhos apenas uma sala esteve a funcionar com um doente oncológico e, no Porto, estiveram só duas salas abertas, revelou.


Jorge Roque da Cunha frisou que os médicos preocupam-se, em primeiro lugar, com os utentes, mas estão “cansados” de serem “discriminados negativamente”.

O sindicalista salientou que recorrer a argumentos financeiros e ao estado do país, quando se alocam centenas de milhões de euros para bancos, é uma “afronta” ao trabalho e dedicação dos médicos ao Serviço Nacional de Saúde.

Os médicos reclamam a redução de 18 para 12 horas semanais no serviço de urgência, bem como a diminuição dos utentes por médico de família de 1.900 para 1.500 utentes.

A greve foi convocada pelos dois sindicatos médicos – Sindicato Independente dos Médicos e Federação Nacional dos Médicos.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting