• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos com 125 artistas

26/07/2017 16:02

A 35.ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos vai decorrer a partir de sexta-feira e até 13 de agosto, com pelo menos 125 artesãos, 80 dos quais daquele concelho, informou hoje o município.

No certame, vão marcar presença artesãos ligados ao figurado, olaria, cestaria e vime, ferro e derivados, madeira e bordados.

Os clássicos Cristos da família Ramalho, os Diabos dos Irmãos Mistério ou as Bonecas da Côta serão atrações, a par das novas gerações de artesãos que apostam em diferentes interpretações do Galo.

No dia 12, haverá o Concerto ao Artesanato, pela Banda Musical de Oliveira e pelo Coro de Câmara de Barcelos.

Durante o concerto, serão entregues os prémios Inovação, Carreira, Revelação Artesanato Contemporâneo e Revelação Artesanato Tradicional.

Na animação diária, contam-se as arruadas dos grupos tradicionais do concelho e concertos musicais por grupos como Sons do Minho, 7Saias e Quinta do Bill.

Em comunicado, o município sublinha que a edição de 2017 decorre numa altura em que a UNESCO está a analisar a candidatura de Barcelos à Rede de Cidades Criativas, no domínio do artesanato e arte popular.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, sublinha que é uma candidatura construída “em torno da tradição artesanal e da arte popular como um incontestável valor patrimonial, histórico e social”.

“Barcelos terá, assim, mais um motivo de orgulho quando, em outubro próximo, for reconhecida como Cidade Viva e Criativa, uma terra de mestres artesãos com reconhecimento no país e no mundo por ser terra de barristas”, acrescentou o autarca.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting