• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Incêndios: Presidente da República no posto de comando em Mação

25/07/2017 21:17

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou cerca das 21:30 ao posto de comando da proteção civil em Mação, para se inteirar sobre a evolução do incêndio de grandes proporções que lavra no concelho desde domingo.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao posto de comando instalado no Largo da Feira, no centro da vila de Mação, onde já se encontrava o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que chegara uma hora antes.

Aos jornalistas, Jorge Gomes disse que o incêndio de Mação se tem desenvolvido de uma forma anormal, a uma velocidade muito grande, que o sistema não conseguiu acompanhar.

A prioridade tem sido a salvaguarda das pessoas e dos seus bens, disse o governante, lembrando que o incêndio deflagrou na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Questionado sobre as críticas à alegada falta de meios para o combate ao fogo, Jorge Gomes disse que “estiveram em Mação oito aviões sem praticamente conseguirem operar, devido ao muito fumo no local”.

Sobre o SIRESP, o governante reconheceu “falhas no sistema”, acrescentando que o Governo “exige que o sistema esteja sempre em pé e sem falhas”.

O fogo que lavra em Mação continua numa situação muito preocupante, com vento muito forte, aldeias em perigo e casas a arder, estando o secretário de Estado da Administração Interna a caminho do local, disse o presidente do município.

Em declarações à Lusa no posto de comando, Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, disse que este incêndio já obrigou à evacuação de uma dezena de aldeias, num total de cerca de 200 pessoas, mas algumas já regressaram a casa.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting