• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

IPCA integra rede mundial de talentos na criação de jogos digitais

15/07/2017 09:42

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é uma das é uma das 26 instituições de ensino superior de todo o mundo, e a única portuguesa, a figurar na restrita lista de escolas associadas à `Unity Connect`, uma rede profissional e mercado de talentos na área do entretenimento digital, o que deve aos cursos de licenciatura e de mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais.
A plataforma Unity Con-nect foi criada pela `Unity Technologies`, empresa responsável por um dos mais populares motores de jogo e líder mundial de soluções para a criação de videojogos, contribuindo para estabelecer a ligação entre a indústria, os profissionais e as insti- tuições de ensino superior.
Esta plataforma tem como objectivo dar visibilidade a novos talentos em áreas como a programação e o design de jogos digitais. Ali eles podem disponibilizar o seu portfolio e, dessa forma, ganhar notoriedade junto da indústria, aumentando a probabilidade de virem a integrar as principais empresas mundiais do sector, descreve o IPCA em comunicado.
Das instituições referenciadas na plataforma figuram várias das mais prestigiadas universidades com formação na área do desenvolvimento de jogos e do entretenimento digital, designadamente dos Estados Unidos, Ca- nadá, China, Reino Unido, Espanha e Coreia do Sul.
Para o director do curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Escola Superior de Tecnologia, Duarte Duque, “a integração do IPCA nesta comu- nidade significa um importante reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal na área dos videojogos e uma excelente oportunidade para os recém-licenciados”.
Desde 2009, o curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA tem vindo a formar profissionais vocacionados para a indústria dos videojogos. Em Março de 2014, o Campus do IPCA, em Barcelos, foi enriquecido com o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais e, em 2016, arrancou também o Mestrado na mesma área, sendo estes os únicos cursos de engenharia de jogos digitais em Portugal.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting