• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Festival galaico revive cultura castreja no Monte da Consolação

13/07/2017 00:02

O Grupo Quadrilha/ Sebastião Antunes, Gaiteiros de Lisboa,;As Donicelas e Projecto ARIFI de Iria Esteves são alguns dos grupos que, de hoje a sábado, sobem aos palcos da oitava edição do ‘Castro Galaico Festival de Nogueiró’.

“Unir a Nação Galaica, Portugal (Minho) e a Galiza “é o grande objectivo” do Festival, sublinhou João Tinoco, o presidente da União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, promotor em associação com o grupo Canto d’Aquim, ASCREDNO, Azeituna e Associação de Artesãos do Minho de um evento que junta a recriação histórica à música, à dança e à gastronomia.

O Galaico Festival de Nogueiró pretende ligar Braga às suas origens castrejas, celtas e galaicas.


O programa revela também as actuações, no Monte de Nossa Senhora da Consolação, de Grupo Primo Convexo/Canto d’Aqui, Grupo de Adufeiras, Diabo a Sete e do Grupo de Música Popular e Rancho Folclórico da Universidade do Minho.


Quem se deslocar ao Castro Galaico Festival de Nogueiró terá ainda oportunidade de visitar o pequeno núcleo museológico que a União de Freguesias de Nogueiró e Tenões instalou na Capela de Nossa Senhora da Consolação, que reúne espólio da confraria local e vestígios arqueológicos do sítio.

Com um orçamento superior a 100 mil euros, suportado a metade pela Câmara Municipal de Braga, o Festival deverá atrair mais de cinco mil pessoas ao Monte da Consolação.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting