• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Vila Verde: Experiências de leitura contadas num livro de afectos

15/06/2017 08:42

Um livro de afectos concebido por professores para toda a comunidade educativa. É desta forma que se apresenta ‘Um livro, um espólio de afectos...’ apresentado ontem, na Escola Secundária de Vila Verde, no âmbito do 30.ºaniversário do estabelecimento de ensino.

O projecto, como explica a sua coordenadora, Maria José Ribeiro, nasceu de um desafio lançado por esta docente aos professores da secundária para que, em contexto de sala de professores, no intervalo das aulas, contassem uma história associada a um livro que tivessem lido nos últimos tempos. “Não uma história sobre o livro, mas algo que os ligasse afectivamente ao livro”, diz. Se inicialmente a maioria dos professores se mostrou reticente, o desafio acabou por surpreender a própria coordenadora. “As pessoas gostaram e começamos a contar histórias, duas vezes por semana, na sala dos professores”, continua a coordenadora.

O sucesso da iniciativa foi de tal ordem que os docentes resolveram estender o projecto a toda a comunidade escolar e até a ex-alunos, juntando todas as histórias numa pequena antologia para apresentar no âmbito das comemorações do 30 anos da secundária de Vila Verde.

“Um livro, um espólio de afectos...’ reúne 31 histórias de várias figuras da comunidade, histórias carregadas de afectos. “É uma prenda muito intimista, pequena, mas que nos representa. É uma coisa simplas, mas todos nós somos feitos de coisas simples”, prossegue Maria José Ribeiro.
O livro foi apresentado ontem numa cerimónia que contou com a presença da vereadora da Educação, Júlia Fernandes,na escola secundária.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting