• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Trabalho infantil compromete desenvolvimento das crianças - Provedor de Justiça

12/06/2017 11:57

O Provedor de Justiça, José de Faria Costa, condenou hoje, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o emprego de crianças em fábricas, na mendicidade e em trabalhos agrícolas que, “pela sua prematuridade e violência”, comprometem o seu desenvolvimento.

Numa mensagem publicada no ‘site’ do Provedor de Justiça, José de Faria Costa assinala a data e condena de “um jeito veemente”, o trabalho infantil que compromete “o desenvolvimento físico, psíquico e, até, cognitivo” das crianças e ofende ”os seus direitos fundamentais”.

Recorda ainda que tem disponível a Linha da Criança (800 20 66 56) destinada ao tratamento de questões relativas “a todos aqueles que, em razão da sua precoce idade, são particularmente mais vulneráveis: as crianças e os jovens”.


A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada cem crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting