• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Prémios Viana de Lima distinguiram alunos de Arquitectura e Belas Artes

06/05/2017 08:57

O município de Esposende entregou ontem os prémios Viana de Lima, destinados a distinguir os melhores alunos dos cursos de Arquitectura e de Belas Artes da Universidade do Porto.
Diogo Amaro, melhor aluno de Arquitectura recebeu o Prémio Silvia Viana de Lima, enquanto que Tiago Madaleno, do curso de Belas Artes, foi contemplado com o Prémio Alexandre Vieira de Lima. Cada um dos premiados recebeu dois mil euros em dinheiro.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, aproveitou a ocasião para lembrar que a autarquia lançou, em Março, o Roteiro de Arquitectura Modernista, que dá também visibilidade às obras de Viana de Lima.
Benjamim Pereira salientou também a importância do programa evocativo em memória de Viana de Lima, que, além da entrega destes prémios, inclui o lançamento do livro ‘Viana de Lima e a influência do Movimento Moderno na arquitetura portuguesa’, e a exposição alusiva à obra do arquitecto, denominada ‘Memento, Momento’, que ficará patente no Museu Municipal de Esposende.

O autarca esposendense frisou ainda que o protocolo com a Universidade do Porto para a gestão da Casa das Marinhas (da autoria de Viana de Lima) devia ser um exemplo a seguir pela Administração Central no caso da Estação Radio Naval da Apúlia e o Forte de S. João Baptista. Estes imóveis estão degradados e poderiam servir, segundo o município, para instalar a Unidade de Investigação Marinha e o Centro de Divulgação Científica.

Os premiados, bem como os representantes da Universidade do Porto e da Faculdade de Arquitectura do Porto defenderam que os prémios contribuem para a valorização da obra de Viana de Lima.
O momento cultural da cerimónia esteve a cargo de Ana Coutinho e Castro e dos músicos Diogo Zao e Carlos Pinto da Costa.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting