• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Câmara dos Representantes aprova financiamento do Estado até fim de setembro

04/05/2017 20:57

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou hoje o acordo que financia o Estado federal até ao final de setembro, sem incluir fundos para o muro que Donald Trump quer construir na fronteira com o México.

O documento recebeu apoio dos dois partidos, com 309 votos a favor e apenas 118 contra, e segue agora para o Senado, onde deverá ser aprovado ainda esta semana, e depois para a Casa Branca.

Apesar de os republicanos terem uma maioria nas duas câmaras do Congresso americano, a lei precisa de 60 votos para ser aprovada pelo Senado, o que deu poder negocial aos democratas.

O partido de Barack Obama disse que não deixaria passar qualquer documento que incluísse fundos para a construção do muro, uma das grandes promessas de campanha de Trump, mas permitiu a inclusão de 1,5 mil milhões de dólares (1,37 mil milhões de euros) para melhorar a segurança nas fronteiras.

Nas negociações, os democratas também conseguiram evitar que fosse cortado o financiamento à Planned Parenthood, uma organização que presta cuidados de saúde e é muito criticada pelos conservadores por prestar interrupções de gravidez, e transferências de dinheiro para as cidades santuário, cidades que protegem os seus imigrantes indocumentados não fazendo cumprir as leis federais.

No seguimento do orçamento, Donald Trump enviou sinais contraditórios sobre o acordo, dizendo que o Estado precisa de um bom encerramento neste outono para resolver a confusão que existe no Senado, mas ao mesmo tempo disse que isto é o que ganhar parece.

Este texto deve evitar um novo bloqueio como o de outubro de 2013, quando centenas de milhares de funcionários federais tiveram de ficar em casa durante duas semanas por falta de financiamento.

Nos Estados Unidos, o Estado federal não pode funcionar sem que o Congresso tenha votado os seus créditos de funcionamento.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting