• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Museu do Automóvel de Famalicão integra Associação Internacional de Museus

04/05/2017 16:42

O Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão foi integrado na Associação Internacional de Museus de Transportes e Comunicações (AIMTC), ganhando assim notoriedade e visibilidade europeia, anunciou hoje a autarquia famalicense.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Vila Nova de Famalicão explica que aquela estrutura se tornou no primeiro museu nacional com coleções sob a temática do automóvel a fazer parte da AIMTC.

Inaugurado em 2013 e situado no complexo comercial do Lago Discount, em Ribeirão, o Museu do Automóvel de Famalicão tem três mil metros quadrados e patente um espólio de grande riqueza, constituído por cerca de uma centena de carros e motas antigas e que acompanha a evolução do design automóvel ao longo do século XX.

É uma grande honra para o município de Vila Nova de Famalicão ver dois dos nossos museus integrados em rotas internacionais de turismo e cultura [o Museu Nacional Ferroviário de Lousado integra a European Route of Industrial Heritage]. Trata-se de associações que vão dar uma grande visibilidade a estes espaços museológicos a nível internacional, atraindo mais turistas e possibilitando novas parcerias, refere no texto o presidente da autarquia, Paulo Cunha.

A autarquia refere como grandes preciosidades daquele museu um micro carro único no mundo da VEL e um dos dois exemplares únicos no mundo da Rolls Royce e ainda um exemplar do primeiro carro a ser produzido em série no mundo, o modelo T da Ford.

A estrutura museológica, que nasceu de uma parceria entre o município de Famalicão, o Fungere - Fundo de Gestão do Património Imobiliário e o Club Automóvel Antigo e Clássico, dispõe ainda de uma oficina de restauro de automóveis aberta ao público e de uma área destinada a crianças, para realização de ateliês sobre prevenção rodoviária.

Para além do Museu do Automóvel de Famalicão, informa o comunicado, integram a Associação Internacional de Museus de Transportes e Comunicações os seguintes museus de Portugal: Fundação Museu Nacional Ferroviário, Museu das Comunicações, em Lisboa, Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto, e Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

A Associação Internacional de Museus de Transportes e Comunicações (IATM) foi fundada em 1968 e congrega cerca de 300 museus do setor dos transportes e comunicações.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting