• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

INDAQUA ganha projeto de 3,5 milhões de euros em Angola

26/04/2017 13:02

A VistaWater, empresa angolana detida em 45% pela portuguesa INDAQUA, informou hoje que vai explorar e gerir o sistema de abastecimento de água no Sumbe, em Angola, no valor aproximado de 3,5 milhões de euros.

O contrato, que foi celebrado com a agência governamental DNA, do Ministério da Energia e Águas angolano, tem a duração de 12 meses e tem como objeto “a exploração e gestão de todas as infraestruturas de abastecimento de água da cidade”, incluindo uma estação de tratamento de águas, seis reservatórios, uma rede de distribuição com 6.000 ligações e 210 fontes, refere a empresa em comunicado.

A VistaWater vai disponibilizar uma equipa no terreno de 20 operadores e sete técnicos e propõe-se, até ao final do prazo do contrato, aumentar o tempo de distribuição de água para os 90% e assim como estabelecer relações comerciais com os moradores das cerca de 6.000 habitações que estão ligadas à rede de abastecimento.

O presidente-executivo da INDAQUA, Enrique Castiblanques, explicou que estão “muito satisfeitos com o reforço da operação em Angola”.

E prosseguiu: “Trata-se de um mercado estratégico para o desenvolvimento internacional da INDAQUA”.

Desde 2009 em Angola, a VistaWater oferece diversas valências na gestão de sistemas associados ao setor da água e saneamento, mas esta é a primeira vez que ganha um projeto na área da exploração global de sistemas de abastecimento no país.

A INDAQUA - Indústria e Gestão de Água, S.A. é uma empresa portuguesa que tem competências em diferentes áreas de negócio e com grande presença internacional.

Em 2006, a israelita MIYA, uma empresa do grupo ARISON, comprou 50,06% do capital da INDAQUA por 60 milhões de euros.

A INDAQUA foi criada para atuar, essencialmente, no âmbito das concessões municipais e parcerias público-privadas (PPP), apostando no setor do ambiente e na gestão do ciclo urbano da água, integrando o abastecimento a captação, o tratamento, transporte e distribuição de água e no saneamento a recolha e o tratamento de águas residuais.

Desde 1994 que a INDAQUA tem participado em todos os concursos públicos relevantes para atribuição de concessões municipais, tendo ganho em 1996 o primeiro contrato no Município de Fafe, localizado na zona norte de Portugal.

Para além de Fafe, a INDAQUA tem a concessão dos serviços de abastecimento de água em Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde, Matosinhos, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, e uma pareceria público-privada em São João da Madeira, tendo ainda a concessão dos serviços de saneamento de águas residuais nos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Oliveira de Azeméis e a mesma pareceria em São João da Madeira.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting