• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Galiza quer reforçar trabalho conjunto com Norte de Portugal e lembra ``Brexit`

18/04/2017 13:42

O presidente da Junta de Galiza (Espanha) alertou hoje que a Europa vive momentos “relevantes”, com o `Brexit` e a antecipação das eleições no Reino Unido, frisando a necessidade de renovar o trabalho conjunto entre Galiza e Norte português.

“Ambos [presidente da Câmara do Porto e da Junta da Galiza], estamos conscientes de que a Europa está num momento muito relevante, sobretudo com o cenário que se abre com o `Brexit` e as iminentes eleições convocadas ou anunciadas hoje mesmo pela primeira-ministra britânica”, declarou Alberto Nuñez Feijóo, depois de ter recebido esta manhã a Medalha Municipal de Honra da Cidade do Porto, pelo seu contributo para o relacionamento entre o Norte de Portugal e a Galiza.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou hoje a realização de eleições antecipadas para o dia 08 de junho.

Alberto Nuñez Feijóo sublinhou que o compromisso da Galiza e do Norte de Portugal deve ser o defender a União Europeia.

“[Devemos] defender a União o máximo possível. Primeiro praticando a colaboração, porque essa é a forma de fazer a Europa. Segundo, porque agora que se estão a recolocar as peças da União Europeia, a nossa ambição tem de continuar em frente, ganhando centralidade na Europa”, afirmou o presidente da Junta da Galiza, considerando que a Eurorregião Galiza/Norte de Portugal é “um potente instrumento para o desenvolvimento dos dois países”.

“Ambos sabemos que a Eurorregião Galiza/Norte de Portugal chega a ser um potente instrumento para o desenvolvimento dos dois países. Primeiro, porque juntos conseguimos um micro mercado que conta com mais de seis milhões de pessoas e, segundo, porque juntos ganhamos massa crítica perante as instituições europeias, algo básico”, concluiu.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, entregou hoje a Medalha Municipal em Honra da Cidade ao presidente da Junta da da Galiza pelo seu contributo para o relacionamento entre o Norte de Portugal e a Galiza, recordando que as duas regiões são historicamente “povos irmãos”.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting