• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Organização da Festa do Alvarinho de Melgaço espera mais de 60 mil visitantes

18/04/2017 12:57

A organização da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que vai decorrer entre os dias 28 a 30, em Melgaço, espera ultrapassar os 60 mil visitantes registados na edição de 2016.

O ano passado recebemos mais de 60 mil visitantes nos três dias da festa. Este ano contamos ultrapassar esse número porque o evento apanha o feriado do 1º de maio e esperamos uma afluência ainda maior. Não é um exagero mas um número realista, referiu hoje o presidente da Câmara, Manoel Batista, que sublinhou também a qualidade cada vez maior do evento e dos produtos que ele apresenta.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro é organizada desde 1995 pela Câmara de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

Apesar de referir a ausência de números objetivos, Manoel Batista destacou o impacto económico brutal que este certame tem na economia local, ao nível da hotelaria e restauração da região como da vizinha Galiza.

Trata-se de um impacto transfronteiriço. Do lado português a hotelaria está totalmente lotada até Vila Nova de Cerveira, situação que se verifica também do lado galego, frisou.

O socialista que preside à autarquia mais a norte do país referiu ainda que este ano o evento vai contar com a presença de dez jornalistas portugueses e estrangeiros.

Vamos ser visitados por um painel de jornalistas nacionais e estrangeiros, especialistas em vinhos, a quem vamos mostrar a qualidade dos nossos produtos e do território. Queremos dar a conhecer a estes líderes de opinião o que temos de melhor, sublinhou o autarca Manoel Batista.

Segundo presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista, os jornalistas, convidados pela Essência do Vinho, que reparte com a autarquia a organização do evento, vão participar em provas de vinhos e degustação de produtos locais, como o fumeiro, visitar adegas e outros espaços do território.

Queremos que conheçam outras realidades do território que consideramos importantes, além do vinho e do fumeiro, sustentou.

Este ano, a festa do Alvarinho e do Fumeiro vai contar com a presença de 32 produtores de Alvarinho, da sub-região de Monção e Melgaço, 16 de fumeiro que, desde 2015, integra a lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP) atribuída pela Comissão Europeia e ainda seis tasquinhas.

Além dos expositores, o recinto da Festa do Alvarinho e do Fumeiro inclui uma zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas, um auditório de `showcooking` e provas comentadas de vinhos.

Além da exposição, prova e venda de produtos, o programa integra ainda um conjunto de atividades, de entre as quais se destaca a realização dos concursos de produtos locais e dos `workshops` de corte de presunto, o desfile de confrarias báquicas e gastronómicas, a animação musical, diurna e noturna, e ainda atividades paralelas, de animação turística e desportiva.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting