• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Pedro Martins promete Vitória de Guimarães com foco na Europa, ante Tondela

07/04/2017 18:17

O treinador do Vitória de Guimarães, Pedro Martins, disse hoje que a equipa está concentrada na partida com o Tondela, da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, após ter garantido a final da Taça de Portugal.

A formação vitoriana garantiu na terça-feira a presença no Jamor, a 28 de maio, ante o Benfica, apesar da derrota por 3-1 em Chaves, mas pretende ainda terminar o campeonato no quarto lugar – segue igualado nessa posição com o Sporting de Braga -, e o treinador afirmou que a equipa está focada em fazer um bom jogo no domingo, apesar de esperar dificuldades.

“No dia seguinte (quarta-feira), já apontámos baterias para o Tondela. A equipa está consistente, sabendo da responsabilidade que tem pela frente e também do prazer que é estar na situação em que está, sabendo que dependemos de nós para entrar na fase de grupos da Liga Europa”, disse o técnico, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

A turma minhota vai encontrar um adversário que ocupa a 18.ª e última posição da I Liga e atravessa um ciclo de oito jogos sem vitórias - o último triunfo foi sobre o Desportivo de Chaves (2-0), à 19.ª jornada -, mas Pedro Martins lembrou o feito dos beirões na época passada, quando alcançaram a permanência na reta final da I Liga, pelo querer e pela persistência de um grupo que é praticamente o mesmo.

Tem algumas nuances, é evidente, mas a base que conseguiu a manutenção está lá. Tenho a certeza que, no domingo, é uma equipa que vai dar a vida pelo jogo, até porque ainda faltam muitos jogos, analisou.

O timoneiro vitoriano acrescentou, a propósito do lugar ocupado pelo adversário, a seu ver, muito bem orientado por Pepa, que o futebol é o único jogo em que o último classificado pode ganhar ao campeão, lembrando que o seu conjunto também estava numa fase boa quando perdeu na casa dos tondelenses da primeira volta, por 2-1.

Pedro Martins sublinhou ainda a importância do fator casa com a aproximação do final da época - os vitorianos ainda recebem Boavista, Arouca e Feirense, além do Tondela -, apesar da sua equipa ter um registo superior fora de casa (27 pontos, em 14 jogos) do que no seu reduto (20, em 13).

Houve um ou outro jogo menos conseguido na primeira volta. Havia alguns atletas que não estavam habituados a determinado tipo de pressão. Neste momento, estamos todos adaptados. Podemos ainda acabar a época a fazer um excelente campeonato em casa, reiterou.

Após as diferenças nos ‘onzes` apresentados com o Nacional, para o campeonato (triunfo por 2-1), e em Chaves, onde apenas o guarda-redes Douglas, o central Pedro Henrique e o médio Rafael Miranda repetiram a titularidade, Pedro Martins salientou que o grupo está coeso, que os jogadores utilizados na Madeira deram respostas fantásticas e que, frente ao Tondela, vai jogar quem estiver melhor.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 47 pontos, recebe o Tondela, 18.º e último, com 17, pelas 18:00 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, num jogo que será arbitrado por Hugo Miguel, de Lisboa.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting