• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Joana Gama e Luís Fernandes estreiam novas composições com Orquestra de Guimarães

03/04/2017 10:17

Os músicos Joana Gama e Luís Fernandes estreiam esta semana novas composições, no projeto Quest, feitas a pensar num formato mais alargado e para serem interpretadas com a Orquestra de Guimarães, nesta cidade e em Lisboa.

Isto vai ser um grande desafio, perceber como é que os músicos da orquestra vão olhar para a música que nós compusemos os dois, para um ensemble suficientemente grande para ampliar a nossa sonoridade, disse a pianista à agência Lusa.

Joana Gama e Luís Fernandes, que cruzam o universo do piano com o da eletrónica, começaram a trabalhar juntos depois de se terem conhecido numa iniciativa dedicada a John Cage. Editaram um álbum, homónimo, em 2014, e preparam-se agora para estrear em palco novas composições feitas a convite de Rui Torrinha, do Centro Cultural Vila Flor.

A primeira atuação, com a Orquestra de Guimarães, acontece no dia 07, no âmbito do Westway Lab Festival, em Guimarães, e no dia seguinte no Teatro Maria Matos, em Lisboa.

Joana Gama explicou que escreveu e trabalhou com Luís Fernandes a idealizar soluções e tipos de instrumentos da orquestra, mas só esta semana é que vão perceber nos ensaios como é que os músicos se vão apropriar dos temas.

A nossa escrita é muito complexa, tem um caráter mais contemplativo e não nos queríamos desencaminhar disso, queríamos manter a coisa simples, mas mais exuberante, explicou.

Os arranjos e a orquestração são de José Alberto Gomes e a direção da orquestra do maestro Vítor Matos.

A atravessar as composições, num tom mais melancólico, está um poema do autor inglês T. S. Eliot, sob a passagem do tempo - The still point of the turning world -, do qual foram retirados os títulos para cada uma das composições.

Depois destes concertos, que serão gravados, Joana Gama e Luís Fernandes vão estudar a interpretação da orquestra - porque há sempre uma adaptação da partitura à interpretação - e, sem pressas, vão pensar na edição de um álbum.

A ideia depois é fazer outros concertos quando o disco sair e tentar, se possível, fazê-los com orquestras locais, por uma questão de logística, mas também para conhecer outras formações e músicos, explicou.

Além do projeto Quest, Joana Gama e Luís Fernandes (peixe:avião) também colaboraram em Harmonies, álbum em torno do repertório de Erik Satie, juntamente com o violoncelista Ricardo Jacinto.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting