• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Passagem de Camilo Castelo Branco por Viana assinalada com musical

17/02/2017 14:42

O musical Perdição, de Fernando Gomes, que se estreia a 24 de março, em Viana do Castelo, é um dos eventos que a Câmara local vai promover, para assinalar os 160 anos da passagem de Camilo Castelo Branco pela cidade.

A conceção do espetáculo, hoje apresentado em conferência de imprensa, foi um desafio lançado pela vereadora da Cultura daquela autarquia, Maria José Guerreiro, ao Teatro do Noroeste - CDV, para assinalar as marcas deixadas pelo escritor durante a sua presença na capital do Alto Minho.

Segundo aquela responsável, Camilo Castelo Branco residiu alguns meses, em 1857, na cidade, onde desempenhou as funções de editor no Aurora do Lima, jornal mais antigo do continente, fundado em 1855.

Camilo Castelo Branco, ao passar por Viana do Castelo, deixou as suas marcas, quer obras, quer em diálogos textos e artigos. Será muito interessante, ao longo deste ano, ir relevando ao grande público o que fez quando esteve na cidade, frisou a vereadora da Cultura.

Como exemplo, mostrou o original do livro Cenas da Foz, da autoria de João Júnior, pseudónimo que Camilo Castelo Branco usou entre 1856 e 1858, impresso na tipografia da Aurora do Lima e que faz parte do espólio da biblioteca municipal da cidade.

O musical Perdição, de Fernando Gomes, é baseado na obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, e vai estar em cena no teatro municipal Sá de Miranda, na capital do Alto Minho, até 29 de abril.

A peça, a décima primeira com assinatura de Fernando Gomes, que desde 2008 colabora com o Teatro do Noroeste - CDV, é um musical, ao estilo do cabaré.

Todo o espetáculo é contado em quadros de cabaré, o que dá oportunidade de se variar imenso. Sendo espetáculo musical nada como ter música ao vivo, explicou o ator que classificou a sua nova criação como um desafio, para o público e para os atores.

Fernando Gomes sublinhou que se trata de um espetáculo diferente dos que tem produzido, quer pelo estilo, quer pela representação e quer pela música.

Há de tudo um pouco. Comédia, drama e tragédia, destacou.

A atriz Melânia Gomes vai representar o papel de Teresa, protagonista, juntamente com Simão, da história de amor de Camilo Castelo Branco.

A atriz, que viveu grande da vida em Viana do Castelo, onde começou no teatro amador, disse que o convite para fazer um espetáculo de raiz e poder voltar a viver na cidade é muito emocionante.

Realçou tratar-se da primeira vez que trabalha com Fernando Gomes e que vai representar um musical, garantido que irá aproveitar a experiência ao máximo.

O elenco é ainda constituído por Adriel Filipe, Ana Perfeito, Elisabete Pinto, Fernando Gomes, Melânia Gomes, Ricardo Ferreira, Sofia Bernardo, Tiago Fernandes e Tiago Jácome.

A direção musical é de José Paulo Ribeira, que estará também ao piano, em conjunto com Paulo Pinto, na bateria, e Jaime Alvarez, no contrabaixo.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting